Exótica, elegante e radical. É assim que se apresenta a nova Triumph Speed Triple 1200 RR , uma motocicleta que é apontada como o modelo mais radical da empresa britânica. Ou pelo menos enquanto a Hinckley continuar a resistir a lançar um carro esporte para uso.
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Além das mudanças de design, novos elementos de fibra de carbono também estão incluídos nas inserções do tanque, nos painéis laterais e nas tampas da carenagem e do painel.
A carroceria é entregue em pinturas específicas em duas cores cada: Red Hopper / Storm Grey com detalhes em vermelho e Chrystal White / Storm Grey com detalhes em ouro.
Mas as mudanças na Speed Triple 1200 RR não são apenas cosméticas. A abordagem deste modelo é mais radical do que a do modelo nu de onde parte e, assim, foi introduzida uma nova ergonomia que leva o piloto a insistir na roda dianteira.
O assento é a mesma peça com 830 mm de altura, mas agora os pedais específicos estão mais para trás e mais altos. A maior mudança vem de novos semi-guidoes que colocam as mãos 135 mm mais abaixo e 50 mm mais longe . Uma variação brutal.
O que não foi alterado foi o motor, que permanece o bloco mais poderoso já oferecido pela Triumph. É um motor em linha de três cilindros com 1.160 centímetros cúbicos que para esta geração encurtou o seu curso e com uma compressão de 13,2: 1 gera 180 cv e 12,5 kgf de torque máximo .
A transmissão semiautomática bidirecional para a caixa de câmbio de seis velocidades , uma embreagem anti-rebote assistida, cinco modos de direção e uma plataforma de medição inercial (IMU) completam o portente motor potente.
Ela também tem controle de tração ajustável em quatro níveis (e pode ser desligado) e com uma clara vocação esportiva e de pista que obtém dados da IMU e permite algum deslizamento da roda traseira. O antiwheelie funciona da mesma forma e atestamos que é um dos menos restritivos que testamos até hoje.
O chassi de dupla viga de alumínio fundido e o braço oscilante de um lado agora são complementados por um conjunto de suspensões Öhlins EC 2.0 semi-ativas e controladas eletronicamente .
O conjunto atua em conjunto com um garfo dianteiro invertido de 43 mm de diâmetro e um monoshock traseiro, ambos com 120 mm de curso para rodas calçadas com pegajosos Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 nos tamanhos 120 / 70-17 e 190 / 55-17 em vez do Metzeler Racetec RR K3.
Quanto ao sistema de frenagem, um belo conjunto de disco duplo de 320 mm com pinças Brembo Stylema com fixação radial e bomba radial MCS com vazão regulável. Tem um sistema de travagem combinado e o ABS com assistência nas curvas (ajustável) é desenvolvido pela Continental.
O peso total é de apenas 199 kg , que junto com a nova posição de pilotagem e o desempenho do motor de 180cvs vão garantir um desempenho mais do que interessante tanto na estrada quanto na pista. ATriumph declara apenas 1 kg a mais que a Speed Triple 1200 RS.
A tecnologia mantém a mesma abordagem avançada com uma tela digital TFT de 5 polegadas e equipamentos ecom sistema keyless total (contato, starter e tampa do tanque), gerenciamento de chamadas, música, controle GoPro …
As primeiras unidades do Triumph Speed Triple 1200 RR chegarão às concessionárias no início de 2022, com um preço unitário de 21.400 euros (R$ 132 mil em conversão direta), 3.000 euros a mais que a versão naked atual.
Ficha técnica – Triumph Speed Triple 1200 RR 2021
MOTOR | ||
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Tipo | Três cilindros em paralelo, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC | |
Deslocamento | 1.160 cc | |
Diâmetro x curso | 90 x 60,8 mm | |
Compressão | 13,2: 1 | |
Poder | 180 cv a 10.750 rpm | |
Torque do motor | 12,5 kgf a 9.000 rpm | |
Embreagem | Multi-disco em banho de óleo | |
Caixa de velocidade | Seis velocidades | |
Transmissão final | Corrente | |
CICLÍSTICA | ||
Chassis | Viga dupla de alumínio com subestrutura de alumínio aparafusada | |
Suspensão dianteira | Garfo de cabeça para baixo Öhlins de 43 mm com sistema de afinação eletrônico S-EC 2.0, 120 mm de curso | |
Suspensão traseira | Monochoque Öhlins com sistema de ajuste eletrônico S-EC 2.0, curso de 120 mm | |
Freio dianteiro | Viga dupla de alumínio com subestrutura de alumínio aparafusada | |
Freio traseiro | Disco de 220 mm com pinça Brembo de dois pistão, ABS | |
Roda da frente | Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 120/70 ZR 17 | |
Roda traseira | Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 190/55 ZR 17 | |
DIMENSÕES E PESOS | ||
Comprimento | 2.085 mm | |
Largura | 758 mm | |
Altura | 1.120 mm | |
Altura do assento | 830 mm | |
Distância entre eles | 1.439 mm | |
Peso bruto | 199 kg | |
Capacidade do tanque | 15,5 litros | |
PREÇO | 21.400 EUROS |